sábado, 30 de abril de 2011

CUIDADOS BÁSICOS PARA SEU GATO SEMPRE ESTAR COM SAÚDE

Estes são os cuidados básicos para seu bichano sempre estar com saúde:


ALIMENTAÇÃO: 


Ração para filhotes: certamente é a melhor opção. Existem muitos sabores e marcas. O veterinário irá aconselhar qual a ração melhor para o filhote. A quantidade de ração a ser dada varia  como peso e a idade do animal. O veterinário irá fazer a recomendação ideal.
Gatos a partir de 1 ano: Ração para gatos adultos: seca ou úmida.


DENTIÇÃO:


A troca de dentes se inicia com 3,5 meses de idade e termina aos 6. O gato pode formar tártaro, o que causa mau-hálito e a perca dos dentes permanentes. A cárie acontece em animais que comem alimento doce. Por isso que não deve dar alimento doce aos animais. Existem escovas para gatos. Mas a escovação tem que ser feita desde filhote, pois quando adulto, o gato dificilmente vai aceitar a escovação.


BANHOS:


A partir de 45 dias de idade, com sabão de côco medicinal e xampu neutro não inseticida. Caso o gato tiver pulga, dar banho com sabonete de enxofre.  O banho em gatos deve ser mensal pois o felino, por si só, limpa-se lambendo o próprio corpo.


PELAGEM:


Escovação diária para eliminar os pelos mortos. A escovação deve ser feita desde filhote para acostumar o gato a ser escovado todos os dias. 


CIO:


O cio começa entre 7 a 10 meses de idade. Ele dura cerca de 4 a 7 dias. A gata passa a miar e se esfregar nas pessoas, móveis, etc... Não ocorre sangramento durante o cio.


VACINAÇÃO:


A parte mais importante. As vacinas devem ser dadas antes que o gato tenha contato com outro felino. As vacinas e as doses que ele deve receber fica a critério do veterinário.


E O MAIS IMPORTANTE, E QUE ELE MAIS PRECISA: MUITO CARINHO!
COM ESSES CUIDADOS, O SEU PET VAI FICAR SEMPRE CHEIO DE SAÚDE!

2 comentários:

  1. Tenta dar banho em um ciames é muito dificil.

    ResponderExcluir
  2. Meus siameses tomam banho desde pequenos o mais novo nada na piscina
    de plastico acredito q é pq aqui faz muito calor...

    ResponderExcluir