quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BICHO DA SEMANA!

Quarta é dia de escolher o bicho da semana. Desta vez, conheça um pouco sobre a Jaguatirica:
Características: é uma espécie de porte médio com comprimento da cabeça e corpo de 77,3 cm, cauda proporcionalmente curta e peso até 15 Kg. O corpo é esbelto, a cabeça e as patas são grandes. A coloração básica do dorso é extremamente variável, de cinza-amarelado bem pálido ou amarelo-claro a um castanho-ocráceo, com as mais diversas tonalidades intermediárias. Na região ventral a coloração é esbranquiçada. As manchas negras tendem a formar rosetas abertas que coalescem formando bandas longitudinais nos lados.

Ocorrência: atualmente ocorre em toda a América Latina exceto no Chile. Nos Estados Unidos a espécie foi praticamente extinta. No Brasil ocorre em todas as regiões, à exceção do sul do Rio Grande do Sul.

Habitat: florestas, campos.

Alimentação: roedores, aves e lagartos.

Reprodução: gestação de 79 a 85 dias, nascendo geralmente 1 filhote, às vezes 3. Os filhotes permanecem com a mãe até a idade aproximada de 1 ano.

Longevidade: aproximadamente 20 anos.

Curiosidades: indivíduos subadultos podem assemelhar-se a exemplares de Gato-maracajá (Leopardus wiedii), inclusive apresentando as mesmas proporções corporais, diferindo basicamente pelo padrão de manchas longitudinais.

É de hábitos solitários com atividade predominantemente noturna. Durante o dia, dorme em ocos de árvores ou em arbustos. Tem grande habilidade para subir em árvores, saltar e nadar. São territorialistas, ocupando, na dependência do tipo de habitat, de 1 a 12 km2.

Foi um dos felinos mais explorados para o comércio de peles. No Brasil, eram exportadas 80.000 peles anualmente. Com a lei de proibição à caça este comércio diminuiu e hoje a principal ameaça a este felino é a destruição de seu habitat. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário