sexta-feira, 29 de abril de 2011

CONJUNTIVITE CANINA: FIQUE ATENTO!


Conjuntivite Canina é uma doença que acomete com freqüência os animais e muitas vezes são negligenciadas pelo dono que quando levam o animal para um diagnóstico a doença já se tornou crônica ou já está num estágio bem avançado. A conjuntiva é uma mucosa que protege os olhos, ficam embaixo das pálpebras e quando estão no estado normal, apresentam uma coloração branco rosada.
Os animais que sofrem mais desse mau normalmente são aqueles que andam no carro com o rosto para fora do vidro, isso faz com que entrem corpos estranhos irritando a mucosa. Outro fator que devemos ficar atento é que conjuntivite é sintoma de cinomose, além do que isso pode ocorrer também devido alergias que levam o animal a desenvolver a conjuntivite, porém, isso é mais raro. E vale lembrar que possuem animais que têm os olhos excessivamente lacrimejantes e com remelas devido a grande infestação de vermes por isso de 6 em 6 meses ou 1 vez ao ano é recomendado o vermífugo.
O animal que estiver com conjuntivite provavelmente apresentará inchaço nas pálpebras, vermelhidão, edema  e corrimento ocular que pode ser seroso, mucoso ou purulento. É necessário levar o animal para avaliação no veterinário para que o mesmo possa indicar um colírio adequado e a freqüência de uso e dependendo do caso até antibióticos. Não vamos deixar os animais sofrerem, já que somos os únicos a quem eles podem confiar. Fique Atento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário