sexta-feira, 6 de maio de 2011

GATOS GOSTAM E PRECISAM TOMAR BANHO!



Embora muitas pessoas pensem que gatos não precisam tomar banho por que eles se limpam sozinhos ou simplesmente por não gostarem de água, eles podem tomar banho uma vez por mês, no máximo de 15 em 15 dias. Se você acha que seu gato precisa de mais banhos, que de 15 em 15 dias, pode ser interessante o uso de shampoo para banho seco intercalando os banhos, mas esse produto deve ser usado no máximo uma vez por semana ou de acordo com seu veterinário.
O primeiro passo é a escolha de um shampoo indicado para a pele/pelo do seu animal, use produtos de boa qualidade para evitar alguns problemas como uma reação alérgica, ressecamento e outros, seu veterinário indicará o melhor produto.


Proteja a orelha com um algodão, para evitar otite.


A água deve estar morna. O gato pode se assustar com o barulho do chuveiro, esteja preparado para uma tentativa de fuga, alguns gatos podem arranhar e morder, mesmo sem querer, tentado fugir pode acontecer alguns arranhões. Quando ele estiver tentando fugir segure-o sem machucar, claro, até que se acalme, isso pode acontecer várias vezes durante o banho, o gato tenta fugir, você segura, ele cansa e você pode dar o banho, ele tenta fugir novamente, você segura e assim vai. Eles podem miar muito durante o banho.



Molhe bem seu corpo e passe o shampoo por tudo, no rabo, barriga, patas, esfregue bem, mas com delicadeza. Não esqueça de lavar as unhas, pode usar uma escovinha macia. Sem esfregar, só passe a mão, com o shampoo que já estiver na sua mão, cuidado com os olhos e ouvido. Tire bem todo o shampoo e se achar necessário lave-o novamente.
Seque-o com uma toalha, tire bem o excesso de água.

Você irá precisar de um secador e uma escova ou pente, pode usar uma rasqueadeira se preferir, mas com cuidado para não machucar, tenha esses objetos em mãos, se você tiver que ir buscar, quando voltar o gato já vai ter sumido. Geralmente os gatos se assustam muito com o secador, fogem e chegam até a "atacar". Cuidado para não queimar o gato, utilize o secador no mínimo. O ideal é ter duas pessoas para secar o gato, um segura o secador o outro o gato e faz o uso da escova. Mas pode ser feito sozinho também. Sente com o gato no colo ou o coloque em cima do vaso sanitário. Vá passando a escova e secando com o secador ao mesmo tempo. Deixe o focinho por último, e nunca deixe o jato de ar diretamente nos olhos e nariz, isso provoca ressecamento e alguns futuros problemas. Certifique-se que esta tudo sequinho, inclusive as patinhas. Não deixe nada úmido, isso pode causar fungos.
Cuidado com as correntes de ar, o gato pode adoecer com mudanças de temperatura.
A maioria dos gatos não gostam de banho, eles se estressam muito, o que pode não ser bom para seu gato. Seja carinhoso, tenha paciência e muito cuidado. O ideal é que o gato se acostume a tomar banho desde pequeno, pergunte ao seu veterinário com quantos meses seu gato pode tomar o primeiro banho e depois disso dê banho uma vez por mês. Alguns gato nunca se acostumam, outros mesmo depois de maiores, tomam banhos mais tranquilamente.
Escove os pelos 3 a 4 vezes por semana, isso ajuda a mantê-lo limpo e tirar os pelos mortos o que diminui as quedas de pelo pela casa. Se o gato se acostumar a ser penteado isso se tornará um momento gostoso entre vocês.
Não esqueça que cada gato tem uma personalidade, uns são mais agressivos e outros calmos. Ás vezes se comportam de maneiras diferentes em cada banho, um banho estão mais tranquilos e no outro tentam fugir. Alguns gostam de banho e outros simplesmente o detestam. Você deve aprender a lidar com a personalidade do seu gato e a respeitá-la.




3 comentários:

  1. a partir de que idade posso dar banho ao meu gato???

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita sorte meu gato adora água, e so abrir o box e ele entra kkkk...
    Aparti do terceiro mês, o aconselhado é que gato no maximo tome um banho por mês, o excesso de banho causa problemas futuros de pele, por este motivo seque muito bem seu gato.

    ResponderExcluir
  3. o que fazer para acabar com pulgas de um gatinho de 1 mes?

    ResponderExcluir