quarta-feira, 12 de outubro de 2011

BICHO DA SEMANA!

O bicho desta semana, que hoje é dia das crianças, é o Urso Pardo!
Conheça ele:

Características: o peso de um adulto pode chegar a 400kg. Possuem o pelo de cor marrom-escuro ou marrom-claro, com reflexos dourados em alguns casos. Os pelos das patas, normalmente, são mais escuros. Quando fica sobre duas patas, pode atingir até 3 m de altura. Possui uma típica corcova de músculos na nuca.

Ocorrência: são originárias do Norte, Leste e Oeste da Europa, Nordeste da Ásia, Japão. Ocorrem no Canadá e Estados Unidos.

Habitat: tundras e regiões montanhosas isoladas, com vastas extensões de florestas. Em média, um urso requer uma área de 100 km quadrados para viver.

Alimentação: vegetais, peixes, pássaros e mamíferos, além de outros alimentos.

Reprodução: a maturidade sexual da fêmea se dá em torno dos 6 anos, permanecendo fértil até os 30 anos de idade. Os machos só se aproximam das fêmeas durante o período de acasalamento, durante o verão do hemisfério Norte. O período de gestação é de 180 a 266 dias, ao fim dos quais nascem geralmente 2 filhotes. Estes permanecem com a mãe de 2 a 3 anos, antes de levarem sua vida independente. Nascem com menos de 400 g, só saindo da toca após 3 meses, no auge da primavera.

Longevidade: aproximadamente 25 anos.

Curiosidades: nos meses frios entram em estivação. O fenômeno de estivação é semelhante a hibernação, mas não tão profundo. Permanencem em cavernas ou buracos no chão, e vivem de suas reservas de gordura neste período de descanso. Sua temperatura corporal cai cerca de 4 graus centígrados para economizar energia, e o ritmo da respiração e batimentos cardíacos também diminuem. Podem acordar durante esse período. Os ursos-pardos são solitários e vagam por seu território da primavera até o outono. Eles não tem inimigos naturais, além do homem, e evitam quase todos os animais que não podem caçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário