quarta-feira, 21 de setembro de 2011

BICHO DA SEMANA!

O bicho ideal para esta semana é o ''Elefante Asiático''!
Conheça um pouco sobre ele:Características: possui pele grossa, com pelos escassos. As patas anteriores têm 5 unhas e as
Características: possui pele grossa, com pelos escassos. As patas anteriores têm 5 unhas e as patas posteriores 4 unhas. Pode pesar de 3 a 5 toneladas, e atingir até 3 m de altura. Possuem orelhas pequenas que não chegam a cobrir os ombros como o elefante africano. Tem uma boa audição e olfato.
Os elefantes não têm caninos, tem 2 incisivos superiores (as presas, que estão profundamente encaixadas no seu crânio) e 4 molares funcionais de cada vez, que vão sendo substituídos periodicamente ao longo da vida do animal, em 6 fases sucessivas de substituição dos dentes: aos 2 anos; a segunda aos 6 anos; a terceira aos 9 anos; a quarta caracteriza-se por ser a primeira dentição de adulto entre os 20 e 25 anos; finalmente, surgem os quinto e sexto pares de molares. 


Habitat: planícies e florestas tropicais úmidas.

Alimentação: herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores. Os adultos consomem aproximadamente 150 kg de vegetais frescos por dia.



Longevidade: vive 60 anos, em média.

Curiosidades: a tromba é a característica mais notável do elefante. É o resultado da transformação do lábio superior e do nariz num órgão alongado, muscular (tem cerca de 40.000 músculos) e sem ossos. Sua tromba termina num só lóbulo. Usa-a para cheirar, manusear objetos, recolher alimentos e água e ainda para defesa, ataque ou demonstrações de afeto.

Ao longo da história os elefantes foram usados em diversas funções (transporte, entretenimento e guerra). Mas apesar destes usos, o elefante não é um animal doméstico. Em cativeiro, eles necessitam de poças de lama para se banharem e algo que sirva para se coçarem, para a remoção de lama seca.

Na natureza diversas famílias reúnem-se e formam rebanhos que variam entre 15 e 30 indivíduos; os membros dos rebanhos costumam ser aparentados e sempre são conduzidos por uma fêmea adulta, a matriarca. Em geral eles apenas toleram animais de sua própria espécie e ficam muito inquietos com a presença de outros animais, mesmo que não sejam seus predadores naturais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário